sexta-feira, 27 de julho de 2012

[Análise] Como desenhar mangá (Coleção / Desenho / Mangá) ~ Parte 1


Esta é a primeira de quatro postagens que farei sobre a coleção “Como desenhar mangá”. A obra, cujo título original é “The monster book of manga”, teve sua primeira edição publicada na Espanha em 2005.  No Brasil, o livro foi traduzido por Nobu Chien e publicado em 2009 pela Editora Escala em três volumes:

ê Como desenhar mangá: garotas, elfos, cavaleiro, demônio...
ê Como desenhar mangá: dragão, vampiro, ficção científica...
ê Como desenhar mangá: samurai, ninja, ronin, j-pop, sakura...

O curso foi desenhado por Robert Garcia e Fernando Casaus – profissionais da área de ilustração que trabalham na criação de personagens para videogames – para o Estúdio Joso na Espanha. Os livros, que o compõem, trazem já em suas capas a proposta de ensinar o método profissional, passo a passo, além de noções sobre digitalização. É apresentado um conjunto de técnicas para desenhar no estilo mangá a partir de certos padrões de posturas de personagens, focando nas minúcias como expressões faciais, poses, trajes, cores, acessórios dos arquétipos agrupados e explorados em cada livro.

Embora não haja uma sequência clara, é possível perceber na parte de digitalização, presente no final dos três volumes, que há uma divisão do conteúdo em três fases que estão organizadas de acordo com a sequência que coloquei no início do texto. Os livros têm 128 páginas com impressão totalmente colorida em papel de ótima qualidade.

Há muitos anos que não pratico desenho, porém não precisa ser tão “expert” para ver que os livros são uma ótima recomendação para quem já tem alguma noção básica sobre desenho, pois ele não ensina a desenhar. Este é um ponto que deve ficar claro. A coleção é uma proposta para desenhistas que queiram se especializar no estilo mangá.

Comprei a coleção completa no final do ano passado com ele (um presente para ele que adora desenhar) numa loja física (havia vários exemplares). Não sei se ainda vendem nas bancas ou livrarias, mas os volumes estão ainda disponível ainda no site da Editora Escala. Alguns sites, como o mercado livre, dispõem dos outros livros novos ou usados a preços variados.

Então, para quem tem interesse em adquirir a coleção e tem dúvidas ainda sobre comprar ou não, acompanhe a resenha especial (com fotos) de cada um dos três títulos através dos links disponibilizados no final desta postagem.

Até!

~Nana~

2 comentários:

  1. Eu comprei Uma ontem quando fui na Liberdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Gostou da coleção? Eu ainda vou publicar a minha avaliação completa na última parte da resenha que sai em breve. Obrigada pela visita. Volte sempre!

      Excluir

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!