sábado, 20 de outubro de 2012

[Análise] 侍道4 公式パーフェクトガイド 極めの書 ~ Guia oficial do jogo "Way of the Samurai 4"



Quem já acha frustrante ler guias de jogos em inglês, provavelmente, não fica tão entusiasmado quando se depara com algum guia em outro idioma que não domina. E, talvez por esta razão, este guia, provavelmente, não atrairá a atenção da maioria dos jogadores ocidentais.

Por outro lado, se você é um colecionador ou mesmo um amante de jogos japoneses, mesmo que não entenda nada da língua japonesa, com certeza, apreciará o guia oficial de 侍道4  (Samurai Dou 4 – Way of the Samurai 4), que “apesar” de ser completamente em japonês é riquíssimo em ilustrações que permitem a compreensão de muitos elementos do jogo.

Além disso, o guia é um belo item de colecionador, ainda mais para quem tem a versão japonesa do jogo, como é nosso caso. Eu, particularmente, adoro os guias japoneses de jogos, não só pelo fascínio que tenho pelo idioma, mas por todo o conjunto. Eles costumam ser volumosos, detalhados, ricos em imagens e ter boa encadernação. E este livro é o que realmente pode se chamar de guia.

侍道公式パーフェクトガイド 極めの書, nome original do livro guia de Way of the Samurai 4, foi publicado no Japão em maio de 2011 pela editora Enterbrain (エンターブレイン, nome popular da 株式会社エンターブレイン, Kabushiki Gaisha Entāburein). O volume tem 448 páginas e traz gráficos, tabelas, quadros, fluxogramas, roteiros, passos, alguns esboços de arte e screenshots do jogo. É super extenso, minucioso, amplamente ilustrado e totalmente colorido.

Apesar da capa ser do tipo paperback (vulgarmente denominada aqui como “capa mole”) com capa dupla, o material é de ótima qualidade. Seu conteúdo é bem estruturado e organizado nas seguintes partes:

✶ Sistema – como o próprio nome já diz, apresenta toda a sistemática do jogo, incluindo os mini games opcionais (como, por exemplo, jogo de cartas americano e japonês) que servem para o protagonista ganhar dinheiro;
✶ Mapa – além de mapas detalhados da cidade, inclui também mapas de ambientes e outros locais, como embarcações etc.;
✶ Eventos – traz fluxogramas detalhados das linhas de tempo, caminhos, decisões e os possíveis rumos que o jogador poderá optar nos diálogos e nas ações que executa ao longo da história;  
✶ Sustento – explica todos os possíveis modos de ganhar a vida, trabalhos, formas de se sustentar, de sobreviver que determinará ao término do jogo uma classificação para o perfil do samurai protagonista;  
✶ Sub eventos – explica os eventos laterais e/ou secundários, que são cruciais para quem quer fechar o jogo 100%, como flerte;
✶ Estilo – detalha todos os estilos de luta, golpes, técnicas de espada, lança etc. e luta corporal;
✶ Data – reúne informações sobre armas, roupas, acessórios, objetos, alimentos, incluindo os itens secretos e colecionáveis, que podem ser achados ou comprados.

Além destas partes, há no início do guia um capítulo (se é que assim posso chamar) à parte contendo imagens e informações básicas sobre as personagens; e no final um índice remissivo em ordem “alfabética” japonesa, claro.

O livro – como ele próprio se classifica – é o único guia perfeito para “Way of the Samurai 4” no mundo. E me corrijam, se eu estiver errada, mas acredito que seja também o único guia lançado até agora para o jogo. Contudo, é possível que, com o lançamento do jogo na América do Norte e na Europa, seja publicado outro guia em inglês.

Nota: 10/10


[Esta análise teve a colaboração dele, que já "zerou" o jogo mais de trinta vezes sem a ajuda do guia e, ainda assim, o comprou, pois pretende ainda lê-lo futuramente.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!