quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

[Projetos] Conheça o “Desafio Literário 2013”!


Na postagem anterior, mencionei o Desafio literário 2013 e hoje vou falar um pouco mais sobre ele.

Esse desafio é uma gincana anual que mistura incentivo à leitura, diversão e a possibilidade(s) de concorrer a prêmios.  Anualmente são escolhidos temas para cada mês e cada participante tem a liberdade de escolher os livros que vai ler e assim montar a sua lista individual que deve conter pelo menos dozes livros, um para cada mês, seguido a agenda de temas propostos.

Os temas do ano passado foram fantásticos, mas, infelizmente, não consegui acompanhar, pois tomei conhecimento sobre o projeto tardiamente e, também, porque ficou difícil pôr em dia a produção das resenhas pendentes. Por isso, achei melhor esperar pelo desafio deste ano.

Ainda não escolhi meus livros, portanto não tenho ainda uma lista para compartilhar. E, como o mês de janeiro é tema livre, estou lendo alguns livros da minha lista de pendências do ano passado. O que veio a calhar. "Decidi que quero participar. Como funciona?"


Duração: o ano de 2013 (início em 1º de janeiro e término em 31 de dezembro);

Como participar: ler pelo menos um livro para cada um dos doze temas propostos e produzir uma resenha ao término de cada leitura. Não há necessidade de inscrição. A participação é efetivada quando se compartilha o link de sua resenha no autolink (link para sua resenha, publicada em seu blog, skoob ou Tumblr) que será disponibilizado mensalmente no site do desafio. Quem não tiver os meios citados para publicar sua resenha poderá enviar para o email do desafio e eles publicarão no blog “As resenhas do desafio literário”.

Escolha dos livros e lista: a escolha deve ser feita a partir dos temas propostos para cada mês do ano e cada participante pode montar a sua própria lista. Audiobooks e Ebooks que estão domínio público são permitidos. Porém, releituras estão descartadas.

Prazos: não é obrigatório o envio de sua resenha ao final de cada mês, porém o participante deixa de concorrer aos sorteios mensais. O prazo máximo para envio das dozes resenhas temáticas é o dia 31 de dezembro. Para concorrer ao prêmio anual, o participante deve ter produzido as doze resenhas correspondentes a cada tema proposto.

Premiação: serão feitos sorteios – mensais e um no final do ano – de livros e todos os participantes que tiverem efetivado sua participação e seguido os requisitos da proposta (pelo menos um livro temático por mês) poderá concorrer.

Agenda e Temas: Janeiro – tema livre; Fevereiro: livros que nos façam rir; Março – animais protagonistas; Abril – uma ou mais das quatro estações no título; Maio – livros citados em filmes; Junho – romance psicológico; Julho – cor ou cores no título; Agosto – vingança; Setembro – autores portugueses contemporâneos; Outubro – histórias de superação;  Novembro  –  livros que foram banidos;  Dezembro – natal.


O regulamento completo do desafio pode ser lido no site do desafioA lista prévia dos livros não é obrigatória. Porém, alguns participantes já fizeram suas listas. É possível conferir os links dessas listas aqui. Qualquer dúvida acesse o FAQ do DL 2013. Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!