sexta-feira, 8 de março de 2013

[Fora da Caixa] Itens de coleção ~ Ōkami



Ontem fiz uma postagem breve sobre a chegada dos itens que compramos de Ōkami. Hoje vou falar dos detalhes da encomenda e postar fotos da abertura da caixa.

Os itens comprados foram:
* [Jogo] Ōkami: Zekkeiban (HD Remaster) [e-capcom Mankaiouka-Dama Limited Edition] ~ 大神 絶景版 (HDリマスターイーカプコン限定 満開桜花玉せっと– edição limitada de Ōkami HD (PS3);
* [Guia] Ōkami HD - PlayStation 3 Game Guide Book ~ 大神絶景版真・攻略之書 ― PlayStation 3 – livro guia de Ōkami HD

Sobre a aquisição e prazo de entrega

A compra da edição limitada do jogoŌkami: Zekkeiban (HD Remaster) [e-capcom Mankaiouka-Dama Limited Edition] – foi feita junto com o guiaŌkami HD - PlayStation 3 Game Guide Book  em novembro do ano passado, mas só recebi neste início de março porque fiz a opção de receber todos os itens juntos, uma vez que o Ōkami Cherry Blossom Globe só ficaria disponível em fevereiro.

Para quem não sabe, a Capcom teve dificuldades com a manufatura do globo e por essa razão houve um adiamento do envio do item para os fornecedores, lojas e consequentemente para os compradores. Poderíamos ter recebido antes o jogo e o pingente (além do guia), mas optamos pelo envio do conjunto completo para evitar custos extras.

O que não imaginava é que haveria sim mais custos, não de envio, mas para receber os produtos que foram despachados pela FedEx (não foi minha escolha, aliás, não pude nem escolher o método de envio). Por aí já dá para imaginar que paguei praticamente o preço equivalente ao produto para poder resgatar a caixa.

A indignação com as taxas abusivas

Encomenda enviada pela FedEx é tributação na certa pela Receita Federal. Além do imposto de importação (60% para jogos), tem ICMS (17% variando de acordo com a UF do destinatário) e taxa administrativa que empresas de entrega expressa cobram pelo desembaraço aduaneiro. Eu até entendo a importância dos impostos e a minha obrigação em pagá-los. O que não concordo é que haja uma tributação absurda como essa que temos em nosso país sobre os videojogos.

Além disso, discordo totalmente de uma cobrança que incide no valor total de uma encomenda que contém livro! É um absurdo que isso aconteça. Para que serve a nota fiscal com a descrição e valor dos itens que a loja manda com o produto? Para nada, pelo visto. Sem falar no ICMS que à primeira vista parece ser menos ofensivo (ao bolso) do que o Imposto de Importação, mas, em nosso caso, por exemplo, resultou no equivalente a 25% do valor total da encomenda. É imposto sobre imposto.

Conclusão: jamais importe CDs, DVDs ou Blu-rays (soundtracks, filmes ou jogos), toys etc. junto com material que esteja na categoria livro (revistas, mangás, guias, ficção etc.), pois, caso a encomenda seja tributada, só contribuirá com o aumento do valor total dos impostos a serem pagos sobre os produtos. Quanto à porcentagem do Imposto de Importação sobre os videogames, só nos resta torcer (e cobrar) para que a política tributária retire nossos queridos jogos da categoria dos jogos de azar e, assim, seja reduzida essa alta carga tributária que somos obrigados a pagar, infelizmente.

Condições da entrega e do pacote

Tirando os contras, vamos aos prós de ter uma encomenda entregue por uma empresa de transporte expresso. O principal ponto que eu considero vital para qualquer colecionador é o fato da sua caixa chegar em ótimas condições e, claro, os seus produtos. Além disso, a possibilidade de acompanhamento (rastreamento) da encomenda e a rapidez na entrega são fatores importantes a se considerar.

Convenhamos, os impostos são uma questão tributária do nosso país e empresas como a FedEX não trabalham de graça (justificando a cobrança das taxas administrativas). Levando isso em conta, o serviço dela foi bem melhor se comparado ao da UPS (que trouxe a nossa edição de Skyrim). Um funcionário ligou para comunicar a chegada da encomenda no Brasil e informou antecipadamente o valor que tería que pagar no ato do recebimento da encomenda. E, ainda, foi entregue com a caixa a DARF (documento que consta os valores arrecadados pela Receita Federal – II e ICMS).

Os produtos vieram na caixa da loja (Play-Asia) e ainda numa embalagem externa própria da FedEX. Na caixa (como pode ser visto nas fotos) havia isopor suficiente para os produtos não ficarem “dançando”. Tanto a caixa do globo, como o guia e o jogo (com a correia) vieram em plástico-bolha preservando assim todos os itens. Além de vir numa caixa própria embalada com plástico-bolha, o globo veio envolto num isopor (fabricante). E o guia ainda veio numa sacola plástica resistente. No aspecto embalagem (externa), a Play-Asia é sempre cuidadosa e nunca me decepcionou. Todas as encomendas até agora chegaram em perfeito estado.

Há muito que falar sobre essa edição e muitas outras fotos para postar, mas isso ficará para um próximo texto. Em outras postagens falarei detalhadamente de cada item, pois esta já está grande por demais! Curtam as fotos e qualquer dúvida é só usar o espaço dos comentários. Até!

~Nana~












Nenhum comentário:

Postar um comentário

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!