terça-feira, 5 de março de 2013

RLOD e YLOD — as temidas “luzes da morte” do PS3



Na postagem anterior, que você pode ler aqui, fiz uma pequena reflexão sobre o temor da perda precoce (ou não) e repentina do console por problemas com o hardware. Tais problemas podem ser evitados, adiados e até mesmo detectados através da observação das luzes de aviso que o aparelho emite quando algo provavelmente está errado.

Há poucos dias, tivemos que lidar com um suposto RLOD. O aparelho se desligava sozinho com poucas horas e até mesmo poucos minutos de jogo. Antes de qualquer consideração, vamos falar a respeito das siglas YLOD e RLOD de uso comum na internet para designar as luzes amarela e vermelha que anunciam o que é chamado de “a morte do PS3”.

YLOD, termo do inglês que quer dizer Yellow Light Of Death, nada mais é que uma denominação para a luz (led) de status de energia na cor amarela que se manifesta no display do PS3 entre a luz verde (de iniciar) e a luz vermelha (stand by), quando se tenta ligá-lo e ele automática e imediatamente se desliga depois de três bips. É associada a algum erro no hardware.

RLOD, termo também emprestado da língua inglesa que significa Red Light Of Death, designação dada para a luz (led) de status piscando intermitente, neste caso vermelha, que aparece quando o PS3 se desliga automaticamente sem intervenção direta do usuário. Tem relação com a suspensão brusca do sistema, causada pelo superaquecimento da maquina. Tal interrupção serve como medida preventiva contra possíveis danos ao processador e demais componentes.

Em suma, ambas são luzes de aviso que não podem ser ignoradas e de maior frequência em consoles mais velhos. A primeira pode se manifestar tanto por problemas na fonte que impedem a inicialização apropriada do sistema, como por falta de conexão dos pontos de solda da GPU (Graphics Processing Unit) com a placa mãe. A segunda aparece em casos de superaquecimento ou até mesmo por falhas no disco rígido (HDD).

O console em que ele jogava anteriormente, um PS3 FAT 80 GB, hoje tem cerca de quatro anos e até agora não apresentou nenhum desses problemas. Esse – um PS3 FAT 160 GB, com dois anos e meio de uso começou a apresentar sinais, os quais acredito que sejam de superaquecimento. Sobre isso falarei na próxima postagem. Acompanhe!

2 comentários:

  1. Meu XBOX deu as "luzes vermelhas da morte" outro dia, mas foi algo muito rápido... graças a deus uashusah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que não foi nada sério, mas é bom evitar jogatinas prolongadas para preservar o seu console.

      Excluir

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!