domingo, 9 de junho de 2013

[Aquisição] Final Fantasy XII Collector’s Edition [PS2]


Essa semana foi tão cheia que nem tive tempo de atualizar o blog. Estava participando de um evento importante na minha cidade que acontece anualmente: o salão do livro. Há outras atividades também que andam tomando o meu tempo. Falarei sobre isso em outro texto. Vamos ao tema do post. Na terça passada (04), chegou mais um título que irá integrar o acervo pessoal de edições de colecionador: Final Fantasy XII Collector’s Edition. Esse é o jogo que eu mencionei na postagem sobre Yu-Gi-Oh!.  

Final Fantasy XII (ファイナルファンタジーXII) é um jogo de RPG desenvolvido e lançado – em 2006 no Japão e em 2007 na Europa – pela Square Enix para o console PlayStation 2. Foram lançadas duas versões do jogo: uma standard uma collector’s edition (de acordo com os bancos de dados que costumo acessar, essa edição saiu apenas nos Estados Unidos). Foi exatamente a segunda que adquirimos em abril e aguardávamos a sua chegada.

Altamente aclamado e elogiado pela crítica especializada, Final Fantasy XII obteve notas altíssimas (chegando a obter pontuação máxima em várias publicações) e ganhou diversos títulos em 2006: “Melhor jogo do PlayStation 2”, “Jogo do Ano”, “Melhor jogo de RPG” (GameSpot); “Jogo do Ano PS2”, “RPG do ano PS2” (GameSpy); “Melhor RPG do PS2”, “Jogo do ano PS2” (IGN); “Melhor jogo” (Edge Adwards, 2006); “RPG e Jogo do Ano” (10º Annual Interactive Achievement Awards – Academy of Interactive Arts & Sciences).

O design desse jogo é incrível e, segundo os próprios desenvolvedores, foi inspirado em elementos dos países medievais e mediterrâneos, tanto no estilo arquitetônico de Ivalice – mundo ambiente do jogo – quanto no estilo das personagens. Até mesmo as cutscenes das batalhas sofreram influência de aspectos culturais observados na Roma Antiga.

Quanto à trilha sonora, quem estava habituado com as composições de Nobuo Uematsu surpreendeu-se com o trabalho de Hitoshi Sakimoto, compositor de quase toda a OST do jogo. O tema “Kiss Me Good-Bye” foi composto por Nobuo exclusivamente para o título e ganhou vida na extraordinária voz de Angela Aki em duas versões: uma em língua japonesa e outra em língua inglesa. Não me estenderei muito neste tópico, pois merece um post exclusivo.

Assim como Yu-Gi-Oh!, essa edição não é nova, mas em ótimo estado. Comprada pelo eBay também a um preço razoável. Como disse anteriormente, a edição foi lançada nos Estados Unidos, portanto, o áudio é em inglês (uma pena mesmo). Ela é bem simples, como costumava ser a maioria das edições há alguns anos. Apesar disso, o conteúdo dela é bastante interessante. Mostrarei detalhes aqui em breve.

Um ótimo domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!