sábado, 15 de junho de 2013

[Aquisição] Eu sou um gato ~ Natsume Soseki (Estação Liberdade)


Desde que vi o livro Eu sou um gato (em japonês 吾輩は猫である) do renomado escritor japonês Natsume Soseki (1867–1916), pseudônimo de Natsume Kin'nosuke (夏目金之助), interessei-me por ele. Eu já sabia que iria ganhar esse livro como presente pelo “dia dos namorados” e estava muito ansiosa pela chegada dele. Infelizmente, como não estava em casa durante a semana para recebê-lo, só hoje é que realmente foi entregue.

Não é uma edição especial, nem tem nada que a torne indispensável para colecionadores de livros em geral, se for levado em conta apenas o aspecto gráfico (particularmente, acho a capa maravilhosa). Porém, como amante de obras literárias bem escritas, amante de gatos, amante da cultura japonesa, ter esse livro tornou-se mais do que uma necessidade. Sua aquisição, assim como a sua leitura passou a ser um dever.

Quando vi a capa, o título, logo conclui que precisava lê-lo. E depois de ter lido algumas críticas comparando o estilo narrativo com o de Machado de Assis, senti-me compelida a tê-lo em minha coleção e colocá-lo à frente de outros livros que estão em minha lista de leitura. Sempre espero por ele para abrir todas as encomendas que chegam, assim como ele também me espera. Mas com essa realmente não consegui esperar. E eu não estava sozinha! A Shiro me ajudou a abrir o pacote! [J]

Comecei a ler avidamente o primeiro capítulo logo que o pus em mãos. Não precisei ler muitos parágrafos para que a escrita e estilo do autor me cativassem. Já sinto pena de mim só de pensar que uma hora a leitura desse livro será concluída e sofrerei daquilo que chamam de “depressão pós-livro”. A propósito, quase que não consegui conter as lágrimas quando o narrador, o gato protagonista, fala de um ato cruel ocorrido com os filhos de Shiro, uma gata branca que é sua vizinha. [Sra. Spoiler manda abraço! Ah, vai... nem contei nada demais... J] 

Estou lendo tantos livros ao mesmo tempo que nem sei qual terminarei primeiro... Mas já me decidi: a primeira resenha do blog vai ser desse livro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!