segunda-feira, 21 de abril de 2014

[Fora da Caixa] Total War: Shogun 2 Collector’s Edition (The Creative Assembly/SEGA, 2011)


Estou de volta com mais um “Fora da Caixa” e trago fotos da edição de Total War: Shogun 2 Collector’s Edition. Dentre todas as edições adquiridas, essa foi uma das que eu mais desejei a compra. A pretensão inicial era adquirir a Grand Master Edition, pois além dos itens da Collector’s Edition incluía o tabuleiro de xadrez com peças personalizadas (pintadas à mão), mas a oportunidade foi perdida e tirei a coleção da lista.

O tempo foi passando e toda vez que eu me lembrava da estatueta do Daimyō (大名 –senhor feudal) Takeda Shingen (武田 信玄) – o segundo melhor item da Grand Master Edition, também presente na C.E. do jogo –, batia um arrependimento de não ter comprado pelo menos a Collector’s Edition. Finalmente, surgiu uma boa oportunidade (entenda-se: oferta de preço justo) no início deste ano e resolvi comprá-la. A Collector’s Edition é alemã. Neste post vou falar de todos os itens da edição, mas não me aprofundarei em detalhes sobre a figure e o artbook, pois pretendo abordá-los com exclusividade em outros textos.

O primeiro diferencial dessa edição é a belíssima caixa, uma réplica do bamboo book (livro escrito em tiras de bambu) “A Arte da guerra” de Sun Tzu, sem as inscrições, claro. Seria pedir demais que a caixa da edição fosse realmente feita de bambu... Por isso, acho que ela está à altura da edição. O material em papelão é resistente (quase 3 mm) e o design parece ter sido pensado cuidadosamente, pois até a faixa inferior (removível) segue o padrão de impressão da caixa que imita as tiras de bambu. O acabamento da caixa tem uma leve camada de verniz.


A abertura da caixa é incomum (e fez com que eu me lembrasse da caixa da edição do Sonic Generations)... A tampa quando aberta para cima, permite que a parte frontal decline para frente, revelando a caixa da estatueta, que surge com a figura imponente do Daimyō impressa em fundo vermelho vivo. A arte impressa na caixa chama bastante atenção e me fez logo pensar como seria a estátua da geisha (gueixa), se tivessem feito uma.





Takeda Shingen (Daimyō do clã Takeda que buscou o controle do Japão, durante a Era Sengoku) é a personagem histórica representada na estatueta da edição. Ela mede cerca de 20 centímetros e tem uma base na cor preta, na qual há o título do jogo em cor branca. O material é plástico e boa parte da composição é um emborrachado flexível, que à primeira vista dá a impressão de ser resistente a danos decorrentes de queda ou choque. Mas não vou testar para ter certeza. J







Atrás, encaixados numa moldura menor de papel cartão preto, estão o DVD case do jogo e o artbook. O artbook é exclusivo das edições especiais desse jogo. Ao contrário do que se observa em relação a itens de algumas edições, não há exemplares à venda separadamente, a menos que o item tenha sido retirado de alguma edição. O jogo vem em estojo comum (de plástico) e seu conteúdo é igual à Limited Edition. Aliás, isso vem claramente estampado na parte superior da caixa. Em outras palavras, a Collector’s Edition contém a Limited Edition. Ainda sobre o DVD case: uma pena que não seja de lata (steelbook).






A caixa do jogo traz dois discos, um manual e um folheto com DLC. Tais itens ao serem removidos, revelam uma arte impressa em cores no lado interno do encarte. O jogo está completamente em alemão, mas ao ser instalado é possível optar pelo idioma inglês ou outros. O manual, com conteúdo na língua alemã, tem 17 páginas numeradas em preto e branco com ilustrações na mesma cor e pinturas ukiyo-e como marca d’água. O conteúdo adicional disponibiliza os seguintes os extras:

Clã ninja exclusivo: Clã Hattori, cujas unidades de batalha ninja são as mais poderosas;
Cenário histórico adicional: A Batalha de Nagashino, entre os clãs Tokugawa e Oda contra o clã Takeda;
Armadura especial para avatar do jogador: conjunto completo de armadura para o general que, no modo online, proporciona vantagem competitiva;
Conta bancária XP para o avatar: pontos de experiência que são adicionados automaticamente ao general do jogador, que iniciará em um nível superior.







O último item, o artbook, é do tamanho do DVD case, adequado ao tamanho da caixa da edição. Ah, como eu quis que tivessem feito uma versão maior e mais volumosa desse livro, em tamanho A4... Seria magnífico! Mesmo que não fosse parte integrante da edição, eu o compraria.



O livro, apesar de pequeno em tamanho, é grandioso em seu conteúdo. A arte interna é fabulosa. São 44 páginas muito bem utilizadas. O trabalho primoroso já se nota pela capa, na qual se vê a imitação da técnica antiga de encadernação manual de livros japoneses. E a referência não se limita apenas à capa. Até mesmo no interior do livro se nota o cuidado na manutenção dessa imitação, pois se vê inserida em cada página a figura das cordas “unindo” uma página à outra. Detalhes como esse, mostrarei no post de análise do artbook.



Em resumo, Total War: Shogun 2 Collector’s Edition contém:

Caixa de colecionador – réplica do bamboo book “A Arte de Guerra” de Sun Tzu;
Estatueta do Daimyō Takeda Shingen – réplica de 20 cm do Senhor Feudal do clã Takeda;
ArtbookThe Art of Total War: Shogun 2;
Total War: Shogun 2 Limited Editionedição limitada do jogo, com código para download de conteúdo exclusivo in-game (para modos de jogo single-player e multiplayer).  



O único pecado dessa edição é a falta da soundtrack. O fato do artbook ser pequeno, eu até entendo, mas a ausência da soundtrack desse jogo, acho imperdoável! Eu não consigo imaginar um argumento satisfatório para que ela não tenha sido incluída na caixa. Um disco, minha gente! A trilha sonora é incrível! Um item indispensável para uma coleção como essa. E não poderia ter ficado de fora. 

Eu tenho interesse especial por encartes de discos de trilhas sonoras de games. Gosto de ler os nomes dos compositores, músicos, instrumentos utilizados etc., principalmente, em se tratando de música instrumental tradicional japonesa! Só por esse motivo não posso dizer que a edição é nota 10. 

~Nana~


Nenhum comentário:

Postar um comentário

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!