quinta-feira, 23 de julho de 2015

[Livros & Leituras] Lidos — Abr/Mai/Jun


Olá! Estou voltando com uma nova lista de livros lidos. No último trimestre, minha atividade leitora foi bem mais ampla e variada.  Levando em consideração apenas os livros lidos e finalizados, fiquei com uma média de 4,3 livros lidos para cada mês, apesar de a média de páginas lidas por dia terem caído um pouco: aproximadamente 23,9 páginas por dia.

A explicação para isso é que a proporção de quadrinhos lidos em relação aos livros foi maior que a do trimestre anterior. E quadrinhos, em geral, têm geralmente menos páginas que livros literários ou teóricos. Essa tendência só tende a aumentar nesse trimestre, pois com o cansaço provocado pela carga excessiva de trabalho, durante a folga, eu sempre recorro aos quadrinhos, por ser, normalmente, uma leitura leve e de rápida conclusão.

Dos livros lidos, apenas dois já tinham sido iniciados no trimestre passado: “O Diário de Anne Frank” e “A Literatura Greco-Latina por Carpeaux”. O primeiro foi uma leitura densa e demorada. Eu li, propositalmente, aos poucos, pois foi um livro que me deixou por diversas vezes sufocada, de baixo astral.

Já o segundo, por se tratar de um livro teórico, eu planejei concluir só depois de adquirir uma versão decente de Ilíada e também de Odisseia (dessas obras só li fragmentos – em xerox – na Universidade), mas acabei concluindo a leitura sem ter lido na íntegra esses dois clássicos da literatura mundial. A boa notícia é que nesta semana chegou minha caixa da Nova Fronteira com as duas obras. Planejo lê-las em breve.


Lidos Abr/Mai/Jun

1.   A Literatura Greco-Latina por Carpeaux – Otto Maria Carpeaux | (Livro)
2.   Bufólicas – Hilda Hilst | (Livro) Projeto de leitura: Hilda Hilst
3.   Rútilos – Hilda Hilst | (Livro) Projeto de leitura: Hilda Hilst
4.   AohaRaido #1 – Io Sakisaka | (Mangá)
5.   Lavagem – Shiko | (Graphic Novel)
6.   Mil Tsurus – Yasunari Kawabata | (Livro) Projetos de leitura: Prêmio Nobel de Literatura | 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer
7.   Wolverine (Os Heróis Mais Poderosos da Marvel #3) | (Graphic Novel)
8.   Viúva Negra (Os Heróis Mais Poderosos da Marvel #6) | (Graphic Novel)
9.   Festa no Covil – Juan Pablo Villalobos | (Livro)
10.   Rakushisha – Adriana Lisboa | (Livro)
11.   O Diário de Anne Frank – Anne Frank | (Livro)
12.   O Cão Que Guarda As Estrelas – Takashi Murakami | (Mangá)
13.   Um grito de amor do centro do mundo – Kyoichi Katayama | (Livro)

Edições Lidas




CARPEAUX, Otto Maria. A Literatura Greco-Latina por Carpeaux. Dos gregos e romanos ao primeiro século do cristianismo. São Paulo: Leya, 2012. (História da literatura ocidental; v. 1) [160 p.]






HILST, Hilda. Bufólicas. São Paulo: Globo, 2002. (Obras reunidas de Hilda Hilst) [64 p.]








HILST, Hilda. Rútilos. São Paulo: Globo, 2003. (Obras reunidas de Hilda Hilst) [128 p.]






SAKISAKA, Yo. AohaRaido — A primavera de nossas vidas. Tad. Drik Sada. São Paulo: Panini, 2015. [196 p.] 








SHIKO. Lavagem. São Paulo: Editora Mino, 2015. [72 p.]







KAWABATA, Yasunari. Mil Tsurus. Trad. Drik Sada. São Paulo: Estação Liberdade, 2006.  [176 p.]






WOLVERINE – Os Heróis Mais Poderosos da Marvel #3. São Paulo: Salvat, 2014.  [162 p.]






VIÚVA-NEGRA – Os Heróis Mais Poderosos da Marvel #6. São Paulo: Salvat, 2015.  [208 p.]







VILLALOBOS, Juan Pablo. Festa no Covil. Trad. Anderia Moroni. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. [96 p.]








LISBOA, Adriana. Rakushisha. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. [200 p.]







FRANK, Anne. O Diário de Anne Frank. Edição definitiva por Otto H. Frank e Mirjam Pressler. Trad. Alves Calado. 45ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2014. [416 p.]






MURAKAMI, Takashi. O Cão Que Guarda As Estrelas. Trad. Denis Kei Kimura. São Paulo: Editora JBC, 2014.  [132 p.]






KATAYAMA, Kyoichi. Um grito de amor do centro do mundo. Trad. Lica Hashimoto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. [160 p.]




Páginas Lidas: 2173 (de livros com leitura concluída)

As treze leituras totalizaram 2298 páginas, mas eu subtrai 89 páginas lidas anteriormente de “O Diário de Anne Frank” e 36 de “A Literatura Greco-Latina por Carpeaux”. Agora vamos às leituras iniciadas e não concluídas. É, de novo, comecei alguns e não terminei.

Leituras ainda não concluídas

E a minha compulsão continua, mesmo que a quantidade tenha reduzido (que bom!). A maioria foi interrompida por, pasmem, sono! Bom, exceto “Fala, Amendoeira”, pois escolhi ler esse aos poucos mesmo, pois são crônicas. Quando eu interrompo leituras assim, eu tenho que voltar a um determinado ponto de compreensão e ler tudo de novo. Isso me desanima bastante, pois como tenho vários materiais o tempo todo me seduzindo, eu acabo traindo essas leituras e iniciando outras! rs

1.    Fábulas Completas – Esopo | (Livro)
Status de leitura: 11% (63 de 564)
2.    Fala, Amendoeira – Carlos Drummond de Andrade | (livro) Projeto de leitura: Carlos Drummond de Andrade
Status de leitura: 15% (30 de 202)
3.    Um Coração Ardente – Lygia Fagundes Telles | (Livro) Projeto de leitura: Lygia Fagundes Telles
Status de leitura: 30% (31 de 104)
4.    Steins;Gate #1 – Yomi Sarachi | (mangá)
Status de leitura: 39% (75 de 190)
5.    Assassination Classroom #1 – Yusei Matsui | (mangá)
Status de leitura: 42% (80 de 192)

Páginas Lidas: 279 (de livros com leitura não concluída)

Total de Páginas Lidas: 2452 (26,94 páginas por dia)


~Nana~

Nenhum comentário:

Postar um comentário

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!