segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Uma nova seção para o blog: Resenhas!


Há algum tempo venho pensando em inserir no blog uma seção dedicada a resenhas para livros lidos (quadrinhos também inclusos), mas a falta de tempo, minha elevada autocrítica e minha mania de procrastinação me fazem sempre adiar esse pequeno projeto.

Já fiz alguns textos de análise (não só de livros) evitando o termo “resenha”, pois as pessoas sempre esperam desse tipo de texto algo um pouco mais crítico, um “ler ou não ler?”, ou algo do tipo “vale a pena comprar?”. E não é que eu tenha dificuldade em produzir textos assim, apenas entendo que, por mais imparcial que se tente ser na avaliação de uma obra, é muito difícil separar o olhar crítico do gosto pessoal. Em outras palavras, nossas preferências (e interesses) têm peso significativo sobre nossas avaliações. E isso sempre me fez hesitar sobre a publicação de resenhas aqui.

E por que estou dizendo isso? Porque o foco principal desse blog é colecionismo, dando ênfase ao registro da aquisição de novos itens (não necessariamente itens novos) para a minha coleção que é bem variada como se pode perceber. Ela engloba livros, jogos, filmes, quadrinhos, figures etc. Levando isso em consideração, é evidente que as resenhas serão sobre itens que estou colecionando e, obviamente, é de se esperar que eu avalie bem essas obras. Por isso, ficava me questionando se essas resenhas teriam alguma utilidade. 

Às vezes, acho que um texto neutro seria ideal, noutras acho que os valores pessoais sobre uma obra, independente de seu valor cultural, deixa o texto com uma personalidade, uma identidade própria. Talvez o meio-termo entre os dois tipos seja algo que estou buscando. Ou talvez eu esteja buscando algo a mais, afinal, os olhares para o mesmo ponto não são únicos e nem iguais. E mesmo apreciando muito uma obra, nada me impede de apontar aspectos negativos. Também acho que fazer um registro das minhas percepções pode me ajudar a amadurecer cada vez mais, tanto na leitura quanto na escrita. Por isso, acho que vale a pena tentar.

Como é impossível que eu dê conta de produzir um texto comentando cada material, não tenho a intenção de publicar uma resenha para cada título lido. É possível que alguns sejam abordados em textos como “primeiras impressões” ou ainda como “comentários” ou “análise” mesmo. Também é perfeitamente possível que eu publique mais de um texto sobre a mesma obra.

Em todo caso, será um ensaio, um experimento e, consequentemente, os textos vão se modicando com o tempo e ganhando uma forma, um estilo próprio. Nesse percurso, peço a paciência e a compreensão de todos que se dispuserem a ler. Lembrando que este blog é pessoal e como não ganho dinheiro com ele, enquanto eu estiver me divertindo valerá a pena investir meu tempo, mesmo que não atenda às expectativas da maioria.

よーし。Para dar um pontapé inicial vou começar com uma resenha do primeiro volume do mangá de uma das obras que eu mais amo: Dragon Ball! はじまるぞ。

~Nana~

2 comentários:

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!