domingo, 27 de setembro de 2015

[Análise] Savanna Game – The Comic 1 ~ Ransuke Kuroi e Eri Haruno - JBC/Ink |MANGÁ|


Dos mangás lançados recentemente pela JBC, fiquei interessada em Parasyte (esse em 1º lugar!), Ultraman e Savanna Game. É sobre este último que vou falar neste post. Eu ainda não li o mangá propositalmente, pois essa uma postagem de análise baseada apenas em impressões iniciais e também em aspectos gráficos do título, certo?

Savanna Game (サバンナゲーム The Comic) é o segundo mangá lançado pelo selo Ink Comics da editora JBC e está ainda em andamento no Japão, atualmente no 6º volume. O título, que pertence ao gênero survival, vem sendo publicado desde 2012 pela Shogakukan, na Everystar, uma revista seinen.


A história, escrita por Ransuke Kuroi com desenhos feitos por Eri Haruno, é basicamente sobre um grupo de participantes de um jogo mortal em estilo RPG que se dará numa espécie de reality show, a fim de conquistar um prêmio. Os jogadores deverão não apenas se enfrentar, como também lutar contra diversas criaturas (folheando o mangá, vi vários elementos que me chamaram a atenção: dragões, espadas, samurais...), de modo que no final reste apenas um participante vivo.



Particularmente, gostei da arte de Haruno. Há uma diferença significativa no traço das personagens e eu acho isso importante, pois é chato um mangá em que toda as personagens têm fisionomias praticamente iguais. Selecionei algumas imagens que ilustram bem essa diferença.









Falando dessa edição da JBC... O mangá tem uma capa que é bem próxima da sobrecapa da edição original japonesa (interessante... o resumo é em inglês...). Eles mantiveram a ilustração, ao invés de colocar a tradicional capa espelhada dos mangás nacionais. Já ganhou um ponto! Além disso, as capas internas são coloridas (parece que são ilustrações da capa do mangá original, quando se retira a sobrecapa) e com ilustrações diferentes! Dois pontos! Ah, a contracapa traz um resumo.






Ambas as ilustrações das capas internas constam nas primeiras páginas do mangá, em preto e branco. Diferente de outros títulos, Savanna Game não tem um índice. Desse modo, após as duas ilustrações em preto e branco, já se dá o início da história. Infelizmente, não há páginas internas coloridas e o papel usado é aquele padrão usado pela editora, o do tipo jornal.



O primeiro volume um total de 184 páginas, incluindo aí, os extras (uma página de história extra e uma ilustração para “agradar os machos” com texto curto de Eri Haruno), propaganda e o tradicional aviso indicando a correta leitura do mangá.







As folhas do miolo são em papel brite 52g. A cor dele é branco acinzentado, diferente das folhas de Genshiken, por exemplo, que é mais num tom creme (tem foto comparativa abaixo).




O formato é 13,5 x 20,5 cm, maior que o de Kill la Kill que tem tamanho 12 x 18 cm (também tem foto comparativa). A lombada ficou bem bacana também. O mangá tem classificação indicativa para maiores de 16 anos e está custando R$ 12,50.


A distribuição de Savanna Game é nacional e a periodicidade, mensal. Será se quando alcançar a publicação japonesa, o mangá entrará em hiato como outros títulos da editora? Espero que até lá, o autor já tenha lançado mais algum volume e espero também que este não seja um título que ultrapasse 10 volumes.

E mais ainda: espero que a história seja realmente boa para que eu me motive a continuar comprando, pois é de um gênero que, apesar de ultimamente ter sido muito explorado, eu gosto bastante também. Tomara que o enredo me surpreenda de alguma forma e não caia em clichês!

Savana Game – The Comic 1
Autor: Ransuke Kuroi (história); Eri Haruno (desenho)
Editora: JBC (selo Ink Comics)
ISBN: 978-85-69212-04-1
Formato: 13,5 x 20,5 cm
Papel: brite 52g
Capas internas coloridas: sim
Páginas coloridas: não
Páginas: 184
Periodicidade: mensal
Distribuição: nacional
Preço: R$ 12,50
Classificação: +16 anos


Até a próxima!

~Nana~

Nenhum comentário:

Postar um comentário

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!