domingo, 20 de setembro de 2015

[Maratona de Leitura] #01 – NANA, Ai Yazawa – 21 volumes |MANGÁ|


Hoje estou iniciando mais uma seção de postagens dedicada às leituras ininterruptas de volumes de uma mesma obra. Pode ser uma obra literária ou mesmo quadrinhos. Não vai funcionar como resenha, mas apenas para registrar a conclusão da leitura de um determinado título, especialmente títulos seriados. E, para essa primeira edição, escolhi o mangá NANA de Ai Yazawa, composto de 21 volumes. 

Não é a primeira vez que faço esse tipo de leitura ou atividade sequencial. Já fiz também com séries, sagas literárias, filmes seriados, animes etc. Mas achei que seria uma boa compartilhar esse tipo de experiência aqui no blog. Gostei de ter começado com um mangá, especialmente com NANA, pois não é um mangá qualquer. NANA é uma das histórias que eu mais amo e creio que seja o mangá shoujo / josei favorito de muitas outras pessoas. Foram dias intensos, os das duas últimas semanas. A leitura de NANA não foi fácil, mas nem por isso deixou de ser divertida. Afinal, se o drama percorresse todas as páginas... eu não sei se conseguiria chegar logo ao “final”.

Posso dizer que os últimos dois volumes foram os mais difíceis. Se você ainda não leu a história, não se preocupe, não vou comentar nada a respeito neste texto. Vou apenas deixar registrado nessa página do meu precioso diário o quanto foi difícil terminar esse mangá. Perdi a conta das vezes que chorei... E foi mais difícil ainda por saber que Nana não tem (e, pelo visto, não terá) uma conclusão.

Que desespero, que agonia... Um enredo tão bem desenvolvido e claramente ampliado a um ponto em que o desfecho é essencial!!! Não é o caso das histórias que ficam com final em aberto. O mangá mistura duas linhas temporais: presente e futuro (ou, dependendo do ponto de vista, passado e presente). E converge para um ponto totalmente obscuro, pois muita coisa não foi revelada, muitos eventos não foram explicados! Só restam suposições, hipóteses... E gritar e gritar de raiva pelo fato da mangaka ter decidido não finalizar NANA.

Eu quis ter feito um diário de leitura para esse mangá, mas desde que comecei, mal sobrava tempo à noite para ler o próximo volume... Então, para isso eu teria que suspender a leitura e postar no blog sobre a minha experiência a cada volume lido. Eu não conseguiria. A ansiedade para chegar em casa e continuar a leitura era enorme. Li um após o outro e só fui desacelerar no vigésimo, por causa do rumo que a história tomou e também pelo triste fato de não ter mais nenhum volume após o 21º. L

É difícil ainda dizer o que estou sentido após a leitura de NANA. Eu já havia assistido ao anime, há algum tempo e o filme também... Mas o anime, por exemplo, só adaptou o mangá até o 12º volume. A forma como a história foi conduzida... Ficaram muito mais pontas soltas do que antes, eu acho. Eu fico me perguntando qual era o plano da autora... Ir até que volume? Ou: até que ponto da história? Bom, ainda resta uma pontinha de esperança de que ela, um dia, nos presenteei escrevendo pelo menos um final apropriado para o mangá.


Já estou lendo “Prophecy” de Tetsuya Tsutsui, mas não sei se foi a melhor escolha de leitura para este momento. Em outubro, vou iniciar outra maratona de um mangá bem conhecido e também um dos meus favoritos! Qual será, hein?! No começo de outubro eu revelarei o nome. Ok? Até!

***Atualização do post: o volume 21 do mangá Nana publicado no Brasil pela editora JBC termina com o capítulo 80. Eu não sabia, mas descobri que há pelo menos mais quatro capítulos escritos pela autora (81, 83, 83 e 84) ainda não compilados em um volume (que seria o 22º). Quem se interessar em ler estes capítulos (em português) e os demais pode encontrá-los aqui: Mangás Project.

~Nana~

6 comentários:

  1. Anteontem eu adquiri o primeiro volume num evento de quadrinhos, se me agradar eu corro atrás dos demais volumes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu encontrá-lo pelo preço de capa? Eu paguei um pouco mais caro pelo volume um, pois está ficando raro. Encontrei depois na Amazon.com.br pelo preço de capa, mas logo compraram. Ele e o volume dois estão custando mais de R$ 40,00.

      Excluir
    2. Eu comprei por R$ 5,00 mais ou menos. Se precisar do contato eu lhe passo pelo Facebook.

      Excluir
    3. Nossa! Que barato! É um volume novo? Esse vendedor/loja tem mais títulos interessantes por preços bons? Pode me passar o contato sim. Agradeço.

      Excluir
    4. Nana, segue a lista das lojas, eu não lembro com quem comprei :P
      Odair - oddarei@yahoo.com.b
      ERC Comics - erccomics@hotmail.com
      Mundo HQ - mundo_hq@hotmail.com

      Excluir

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!